O presépio regressa à vila de Penela, entre os dias 1 de Dezembro e 7 de Janeiro, para a sua décima primeira edição. Como uma expectativa de recepção de cerca de 50 mil visitantes, Penela oferece, novamente, o Presépio, bem como momentos de animação, música, espectáculos, sabores e uma possibilidade de se aventurar à descoberta do que Penela tem oferecer, nos domínios do património histórico e natural.

Dentro das muralhas do castelo de Penela, podemos encontrar o Penela Presépio, um presépio tradicional com recurso à utilização de novas tecnologias e impressões 3D para dar vida a mais de duas centenas de figuras que nos contam a história, através de quadros representativos da época. Mas se o leitor acha que o Pena Presépio fica-se só pelo interior do castelo, pode-se equivocar. Para além deste, terá o Presépio Tradicional, feito por artesãos locais e situado no Mercado do Espinhal, que tem como objectivo a representação da freguesia, o seu património histórico, natural e paisagístico, tal como o Presépio ao Vivo, representação do presépio tradicional, com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico, desde labores e artesanato até ao comércio e costumes, que poderá encontrar no Quintal das Lapas.

Este ano, e pela primeira vez, o evento contará com o Play Ground Radical, um parque radical a pensar nos mais novos. Com pista sintética, “play ice”, escalada, rappel, entre outras actividades, contará com um ambiente descontraído e muito divertido onde não só os mais novos possam ser convidados a participar. Para além destes eventos, o Penela Presépio ainda conta com uma exposição de ferromodelismo, o Comboio de Natal, um Mercadinho de Natal, onde produtos típicos da região esperam por si, num mercado de agricultura tradicional e familiar onde também não falta o artesanato urbano e local, animação infantil e hora do conto, ou o Penela Go, jogo para telemóveis que vai proporcionar uma nova abordagem ao Penela Presépio e que vai oferecer mobilidade aos visitantes permitindo uma visita as ruas da vila de Penela e uma eventual dinamização do comércio tradicional local.

Os presépios poderão ser visitados nos dias úteis, das 10h00 às 18h00, sábados e domingos e feriados, das 10h00 às 19h00, sendo que nos dias 24 de Dezembro e 31 de Dezembro, será possível visitar das 10h00 às 17h00 e 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, das 14h30 às 19h00. Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 19h00, nos centros históricos de Penela e Espinhal, também poderão encontrar animação, actores e farsantes, malabaristas, dançarinos, mágicos, ilusionistas que criação momentos de animação teatral e musical com a promessa de animar os visitantes. Poderão encontrar a programação em http://www.penelapresepio.com.

Sharing is caring!