Foto: getcreative.pt

Governo declara situação de alerta amarelo até domingo

Todos os distritos do país estão em alerta amarelo devido às condições meteorológicas previstas para o território nacional até ao próximo domingo, dia 31.

Num despacho divulgado, terça-feira, o governo “determina a declaração de Situação de Alerta entre 27 e 31 de março, com base nas previsões meteorológicas, que apontam para um ‘significativo agravamento do risco de incêndio florestal’”.

A declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, vai obrigar à adoção de medidas “de caráter excecional”, como a “elevação do grau de prontidão e resposta operacional da GNR e PSP”, reforçando “meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas”. Durante esse período, é proibido fazer queimadas e queimas, os trabalhadores do sector público e privado, que desempenhem as funções de voluntariado, estão dispensados.

“A Situação de Alerta abrange todos os distritos do continente entre as zero horas do dia 27 de março e as 23h59 do dia 31 de março”, lê-se ainda no comunicado conjunto do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Lusa

Sharing is caring!